Apresentação

O uso de recursos tecnológicos na educação tornou-se algo comum entre as instituições de ensino, que de alguma forma se apropriam dessas ferramentas para promover uma aproximação educacional entre docentes e discentes.

Na perspectiva de caminhar ao encontro dessa realidade, o Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos – UNIFIO, cria em 12 de março de 2012 o NTEA – Núcleo Tecnológico de Educação Aberta, um departamento que apoia iniciativas pedagógicas de ensino e aprendizado mediados pelas tecnologias de informação e comunicação.

Neste núcleo são discutidas situações de ensino e aprendizagem que englobam processos metodológicos inovadores focados na Educação a Distância/Educação Aberta que visam a estimular docentes e discentes a construírem conhecimento fazendo uso de diferentes recursos tecnológicos que possibilitem uma experiência de aprendizagem inovadora.

Dentro deste contexto voltado ao aprendizado coletivo, o NTEA-UNIFIO visa a criar situações de aprendizagem continuada para alunos, professores e colaboradores do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos, buscando a troca de informações entre os participantes criando um ambiente que possibilite realizar a gestão do conhecimento que circula em nossa IES.

Em ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos e colaboradores da UNIFIO passam por diversas situações de aprendizagem colaborativa e momentos de construção de significados, pois são envolvidos em problematizações e são  mobilizados a reflexões que ultrapassam o senso comum e possibilitam a todos a construção de argumentação e contra-argumentação, estimulando o desenvolvimento de procedimentos fundamentais para a resolução de problemas contextualizados.

Enfim, o conjunto de atitudes coordenadas pelo NTEA-UNIFIO busca promover uma maior integração entre os diferentes saberes num espaço para a realização da Educação Aberta, onde alunos, professores e colaboradores possam descobrir e compartilhar caminhos que enriqueçam as experiências do cotidiano pessoal, acadêmico e profissional.

Objetivos

  • Gerar novas possibilidades de mediação de saberes junto aos professores por intermédio das Tecnologias de Informação e Comunicação;
  • Entender como potencializar a aprendizagem significativa em ambientes alternativos de aprendizagem;
  • Construir competências relacionadas ao gerenciamento de tempo e administração estratégica de aprendizado;
  • Vivenciar situações de interação baseadas em contextos educacionais.

Missão

Gerar Conhecimento, Aprender ao Caminhar, Compartilhar Saberes.