NTEA UNIFIO QUALIFICA CORPO DOCENTE PARA USO DE TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS

O Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos – UNIFIO, busca o aperfeiçoamento de seus docentes por meio de atualizações constantes quanto ao uso de recursos tecnológicos educacionais e a utilização de metodologias ativas, em propostas inovadoras que podem ser aplicadas em sala de aula para proporcionar uma experiência de aprendizagem que faça a diferença na trajetória acadêmica de cada discente da IES.

Com este objetivo, o Núcleo Tecnológico de Educação Aberta – NTEA UNIFIO aplica a terceira edição do Curso de Capacitação Docente em Tecnologias Educacionais e Metodologias ativas que visa apresentar aos professores da IES, uma ampla gama de ferramentas tecnológicas utilizadas na área educacional para potencializar o atendimento dos alunos em sala de aula. O curso conta também com a apresentação de Metodologias Ativas de aprendizagem que combinadas com as tecnologias propostas, possibilitam com que os alunos saiam do lugar comum de simples espectadores passivos e os colocam como protagonistas do próprio aprendizado.   

capacitação em metodologias ativas
Imagem 01: O curso é ministrado pelo prof. Dr. Gilson Ap. Castadelli e pelo prof. Me. Guilherme Orlandini

O objetivo do curso é proporcionar a cada encontro um constante processo de revisitação às práticas pedagógicas realizadas em sala com os alunos, agregando novas possibilidades potencializadoras ao aprendizado proporcionadas por meio das tecnologias educacionais apresentadas e metodologias inovadoras difundidas mundialmente”, reforça o Prof. Dr. Gilson Castadelli que também atua como coordenador no NTEA UNIFIO.

capacitação em metodologias ativas
Imagem 02: Professores durante a capacitação no Laboratório de Informática

Os professores encontram-se semanalmente e ainda têm a possibilidade de realização de estudos e práticas em outros momentos, pois para manter a interação constante entre os participantes, as orientações e conteúdos ficam disponíveis no Ambiente Conhecer, ambiente virtual de aprendizagem da UNIFIO.  

A capacitação atende os docentes dos diversos cursos oferecidos pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos – UNIFIO e alguns professores relataram suas experiências em breves depoimentos:

“O curso de metodologias ativas tem nos mostrado um novo horizonte com relação ao ensino. Estamos aprendendo a lidar com ferramentas e recursos até então desconhecidos por muitos de nós, o que nos possibilita enxergar maneiras mais atrativas de transmitir o conhecimento e fazer com que o processo de aprendizagem se torne mais prazeroso para os alunos. Essa oportunidade que nos está sendo oferecida pela UNIFIO é de grande contribuição para nosso desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional.”

Joagda Rezende Abib
Joagda Rezende Abib
Professora UNIFIO

“A UNIFIO tem como foco a qualidade do ensino. Para ter qualidade, é necessário que todo o corpo docente esteja capacitado. Para isso, o NTEA desenvolveu e está oferecendo a todos os professores, o curso “Tecnologias Educacionais e metodologias ativas. Tem sido fantástico participar de um grupo motivado em aprender as tecnologias oferecidas pelo curso. Um curso dinâmico, com aulas práticas, educadores super capacitados e entusiasmados, onde aprendemos, de verdade, as novas ferramentas que iremos trabalhar com nossos alunos. Dessa forma, o sucesso e a qualidade serão incontestes.”

Paulo Celso Francisco
Paulo Celso Francisco
Coordenador do Curso de Administração e Professor UNIFIO

“Desde 2015, quando iniciei minhas atividades nas FIO, desenvolvo videoaulas (junto à equipe do NTEA) como material de apoio aos alunos das Engenharias, que são disponibilizadas em salas virtuais do Ambiente Conhecer. Após participar dos dois primeiros cursos de capacitação docente em Tecnologias Educacionais e Metodologias Ativas, estas videoaulas passaram a compor um ambiente mais dinâmico para minhas aulas. Comecei a aplicar novas metodologias, como a sala de aula invertida e Peer Instruction, mesclando momentos síncronos e momentos assíncronos no desenvolver do conhecimento matemático. Também passei a utilizar ferramentas como o Nearpod e o Kahoot, que auxiliam no entendimento de muitos conceitos e visualização de suas aplicações, e tornam as aulas mais dinâmicas. A partir deste movimento, percebi uma maior interação entre os alunos e maior autonomia na busca de novos conhecimentos, ou seja, um maior interesse em seu desenvolvimento como pessoa e como futuros profissionais da área. Levando em consideração a velocidade de desenvolvimento das tecnologias e a inserção destas no mercado de trabalho, acredito que esta mudança na dinâmica da aula auxilia na formação de um profissional mais independente e confiante, com a curiosidade instigada na busca constante de novos conhecimentos. Acredito que nós, do UNIFIO, estamos na direção correta.”

gabriela
Gabriela Pereira Sander Papassoni
Professora UNIFIO

“É inegável que a transformação no mundo, em termos de tecnologias, também afetou, de forma bastante positiva, a educação. Novas formas de ensinar e aprender tornaram-se imprescindíveis. O curso de capacitação Docente em Tecnologias Educacionais e Metodologias Ativas nos mostrou que, aqui na UNIFIO, estamos no caminho certo. A visão de sala de aula que tenho hoje está bastante diferente de outrora. Hoje, ensinar significa dar mais liberdade para que o aluno atue ativamente na construção do seu próprio conhecimento. As práticas aprendidas no curso, como a metodologia  de sala de aula invertida, a utilização de ferramentas de ensino como o “Nearpod” e o “Kahoot”, o uso constante da sala de metodologias ativas com práticas disruptivas e também o desenvolvimento de projetos que são integradores das disciplinas, têm possibilitado muito mais o comprometimento do aluno para com seu aprendizado. Também pelo fato da Física, a disciplina que leciono, contar com a prática experimental, minhas aulas estão muito mais dinâmicas, pois, as tecnologias inovadoras aprendidas no curso também estão sendo utilizadas para despertar o interesse dos alunos para as práticas científicas. Um maior envolvimento e comprometimento do aluno é o resultado da mudança e o uso das novas ferramentas vem possibilitando a este aluno novas formas de aprender e interagir com seus pares e com o docente. Hoje, vejo-me como alguém que orquestra o processo de aprendizagem, mas que deixou de ser o centro deste processo de construção do conhecimento para que também meus alunos possam tornar-se personagens principais na construção do seu próprio conhecimento.”

Elenice
Maria Elenice dos Santos
Professora UNIFIO

“Este trabalho constante de capacitação e aperfeiçoamento dos docentes do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos – UNIFIO, tem como propósito proporcionar maior familiaridade com as ferramentas tecnológicas e metodologias ativas de aprendizagem disponíveis para a educação, e como consequência o que se espera é um engajamento maior entre professores e discentes da IES cada vez mais rico em experiências de aprendizagem”, finaliza professor Gilson.

Gilson
Gilson Aparecido Castadelli
Coordenador da EAD UNIFIO e do NTEA-UNIFIO – Núcleo Tecnológico de Educação Aberta do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos
Professor UNIFIO

Autor: Gilson Aparecido Castadelli

Compartilhe em suas redes sociais!